Mundo

Enem já pode ser usado em 28 instituições de ensino em Portugal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou o convênio com mais uma instituição de ensino superior de Portugal. Com isso, chega a 28 o número de universidades e institutos do país que aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

A partir de agora, os estudantes brasileiros que fizerem o exame poderão também participar do processo seletivo da Universidade Católica Portuguesa. O acordo interinstitucional favorece a comunicação entre as universidades e o Inep para conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem para obtenção de uma vaga.

Estudar fora do Brasil

O primeiro convênio interinstitucional foi realizado em 2014, com a Universidade de Coimbra. De acordo com o Inep, as instituições portuguesas que usam o Enem têm liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

Em seu site, o Inep informa que os convênios interinstitucionais não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro. O órgão acrescenta que a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.

Universidade de CoimbraUniversidade de AlgarveInstituto Politécnico de LeiriaInstituto Politécnico de BejaInstituto Politécnico do PortoInstituto Politécnico de PortalegreInstituto Politécnico do Cávado e do AveInstituto Politécnico de CoimbraUniversidade de AveiroInstituto Politécnico de GuardaUniversidade de LisboaUniversidade do PortoUniversidade da MadeiraInstituto Politécnico de ViseuInstituto Politécnico de SantarémUniversidade dos AçoresUniversidade da Beira InteriorUniversidade do MinhoCooperativa de Ensino Superior Politécnico e UniversitárioUniversidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasInstituto Politécnico de SetúbalInstituto Politécnico de BragançaInstituto Politécnico de Castelo BrancoUniversidade Lusófona do PortoUniversidade PortucalenseInstituto Universitário da Maia (Ismai)Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)Universidade Católica Portuguesa

Related Articles